Varandas estão entre os itens mais buscados em empreendimentos

Versatilidade do ambiente adquiriu mais importância por parte do público consumidor durante a pandemia e mais valorização de mercado

14/04/2022min de leitura

VARANDAS ESTÃO ENTRE OS ITENS MAIS BUSCADOS EM EMPREENDIMENTOS

Versatilidade do ambiente adquiriu mais importância por parte do público consumidor durante a pandemia e mais valorização de mercado

 

O período de pandemia iniciado em 2020 impactou não somente a maneira com que todos convivíamos em sociedade, mas também refletiu diretamente nos desejos e prioridades das pessoas. A forma de sentir e se relacionar com o lar, sobretudo durante os primeiros meses de isolamento, foi uma das mais afetadas. Qualidade de vida se tornou ainda mais urgente e, nesse contexto, um dos espaços de casa antes resumidos a lazer ou utilização reduzida adquiriu mais importância principalmente por sua versatilidade. Seja para pegar sol, praticar exercícios, estar mais próximo do mundo exterior, ler um livro, descansar e até fazer refeições, a varanda se mostrou um ambiente capaz de se transformar em vários e ainda assim manter a sua identidade.

Conforme afirma Rafaela Lopes, coordenadora de Personalização e Desenvolvimento da Terral em Goiânia, as varandas, sendo pequenas ou grandes, são consideradas a ligação para o ambiente externo. “Cada proprietário imprime suas próprias características na utilização desse ambiente. Alguns utilizam como o cantinho de home office, outros gostam de cultivar plantas e em alguns momentos esse espaço é escolhido para receber amigos e família, podendo até ser o espaço perfeito para dividir com seu pet. A Terral está antenada ao desejo dos clientes de terem esse cantinho tão especial e, por isso, os novos lançamentos contemplam varandas”, explica.

Segundo dados da Imovelweb, a procura por imóveis com varanda já havia crescido 128% em maio de 2020, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior. Para Rafaela, aumento do uso de varandas envidraçadas cresceu bastante nos últimos anos, principalmente pelo desejo de integração entre os espaços. “Os novos sistemas de fechamentos garantem aos clientes a possibilidade de reversão de ambiente fechado para aberto, garantindo o uso em diferentes épocas do ano, com climatização ou ao ar livre”, diz. A profissional ainda enfatiza que o último lançamento da Terral, o Land226, foi pensado para atender a esse desejo contínuo de ter a varanda como um ambiente de descompressão. “As opções de plantas garantem que o cliente possa identificar qual espaço melhor atende a sua necessidade”, acrescenta.

Valorização de mercado

De acordo com Marcus Vinícius Nonato Viana, coordenador de incorporação da Terral em Brasília, as varandas já foram comumente negligenciadas pelo mercado, não pensadas em sua totalidade enquanto espaço que agregaria em utilidade para as unidades dos empreendimentos. “Percebemos muito a crescente na procura por varandas principalmente com o lançamento do LV 31, empreendimento lançado no segundo semestre de 2020, e que teve as primeiras unidades vendidas justamente as que contavam com varanda”, comenta.

Pesquisa realizada em 2021 pelo Grupo ZAP sobre o mercado imobiliário e os efeitos do coronavírus apurou que entre as novas prioridades do público consumidor estão lares com espaços divididos, que resguardem a privacidade das áreas íntimas, apartamentos com varanda e unidades com vista para a natureza. Desse modo, o executivo ainda complementa que o portfólio de lançamentos com varandas segue em expansão para 2022 diante do retorno positivo. “Temos dois produtos desenvolvimentos nesse período. O próximo é o Casa Pedra, que será lançado em março, e um novo produto na rua 35-Sul. E optamos por colocar varanda mesmo em unidades de um quarto diante do feedback do público de que seria um diferencial para a venda”, conta.

“E, na Terral, nós buscamos valorizar a varanda também no sentido de aprimorar o espaço, então levamos o mesmo revestimento da área interna para a externa, entregamos unidades com bancada gourmet, pontos de água, esgoto e elétricos, inserção de forros com materiais mais nobres, assim como a pintura enquanto elemento de fachada. A varanda hoje se tornou um elemento arquitetônico muito ativo em cada um dos nossos empreendimentos”, garante o empresário.

Ainda segundo Marcus Vinícius, já em 2022 a tendência da busca por unidades com varandas tem seguido um caminho de expansão até as áreas comuns dos empreendimentos, com os chamados terraços descobertos. “As pessoas têm procurado espaços abertos para receber ao ar livre, o que seria uma evolução do conceito de ter uma varanda em casa. Por isso, nós já temos trabalhado com terraços intermediários nos pavimentos, não somente na cobertura e no térreo, como era muito comum. Um exemplo claro disso é o próprio Casa Pedra, nosso próximo lançamento, que tem vários níveis intermediários de terraço e já tem sido amplamente procurado por clientes em potencial”, arremata.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa