Ambientes multifuncionais e conforto são tendências na arquitetura para 2025
Assim como o mundo, a arquitetura também está em constante evolução. Os projetos vêm se adaptando aos avanços tecnológicos e as necessidades contemporâneas. Ainda com reflexos das mudanças comportamentais da pandemia, em que as pessoas ficaram mais tempo em casa e passaram a enxergar o lar de maneira diferente, as tendências para 2025 na arquitetura priorizam conforto, segurança e bem-estar. A qualidade de vida dos moradores ganha ainda mais destaque com espaços multifuncionais e acolhedores.
A Terral Incorporadora selecionou algumas tendências para o ano. São elas:
1 - Melhor aproveitamento dos espaços e planta borboleta

Em 2025 a otimização de espaços nos apartamentos ganha ainda mais visibilidade. Além de móveis planejados e decoração harmoniosa, uma estratégia eficiente é a de priorizar ambientes integrados, que combinam em um único lugar duas áreas funcionais, eliminando barreiras físicas e promovendo a interação, como sala de estar e cozinha, por exemplo. Essa técnica visa dar a sensação de amplitude e permite um fluxo mais fluido de circulação dentro da residência.
Nesse sentido, a planta borboleta é uma solução inteligente e que aproveita cada centímetro disponível. Ela é composta por uma zona social central e os outros cômodos dispostos ao redor. Essa modalidade permite que os raios de circulação e cantos perdidos - que não tem um uso específico - sejam revertidos em áreas úteis, sem prejudicar o conforto, a comodidade e a circulação interna.
Essa modalidade de planta é uma tendência para apartamentos com metragens abaixo de 60 m² e a marcenaria planejada é uma grande aliada na hora de trazer inteligência e versatilidade para os ambientes, equilibrando o espaço menor sem perder qualidade de vida.
2 - Paredes acústicas

O isolamento acústico é uma técnica utilizada para bloquear os sons entre os ambientes e outros apartamentos, evitando que barulhos externos, como latidos de cachorro ou uma festa no vizinho, incomode.
A parede acústica pode ser feita com lã de vidro, feita a partir de fibra de vidro e de areia, sílica e sódio, em conjunto com uma resina sintética própria; lã de rocha, desenvolvida a partir da fusão de rochas vulcânicas; e espuma acústica.
A escolha pela lã de pet, produzida a partir de poliéster e com matéria prima reciclada de garrafas pet, é o modo ideal de alcançar a máxima eficiência em cuidado com o planeta.
Independente da escolha do material, o ideal é que o isolamento acústico das paredes seja feito ainda no início da construção. Entretanto é possível realizar esse trabalho em paredes de alvenaria ou drywall prontas. O importante é que ele seja seguro e preferencialmente incombustível, ou seja, que não queima.
3 - Área de lazer no rooftop

Os rooftops já são uma realidade para os brasileiros e nos últimos anos trazer a área de lazer para esses espaços, nos topos dos edifícios, têm ganhado destaque nos projetos dos empreendimentos. O ambiente de uso coletivo é pensado para ser um refúgio aos moradores do condomínio e seus visitantes e que unem beleza e funcionalidade e oferecem diversos benefícios como vista privilegiada, privacidade e tranquilidade.
A área pode abrigar salões de festa, cozinhas gourmet, piscinas privativas, academia, bares e outros. Ter a ‘um elevador’ de distância uma infraestrutura completa, confere aos moradores a comodidade de se morar em uma casa, mas com a vantagem da segurança de um apartamento.
Em breve
Em 2025, a Terral Incorporadora lançará o seu novo empreendimento no Setor Bueno, bem próximo ao Parque Vaca Brava, que irá unir algumas das principais tendências da arquitetura em seu projeto, oferecendo aos futuros moradores uma experiência diferenciada no que diz respeito a morar com qualidade.
O produto irá levar para o bairro a evolução arquitetônica e o selo de qualidade da empresa.