Como o score influencia no financiamento imobiliário?
Pontuação reflete o histórico financeiro da pessoa e é determinante para aprovação ou não de crédito.
Antigamente, as instituições financeiras, operadoras de cartões de crédito e até mesmo as lojas só liberavam o famoso crediário caso você tivesse o chamado “nome limpo”. Hoje, não basta apenas não ter o “nome sujo na praça”. A sua vida financeira, ou seja, o seu histórico como pagador também é fator determinante na liberação de qualquer tipo de crédito financeiro.
O score é uma ferramenta que funciona como uma pontuação – que vai de 0 a 1000 pontos – e é diretamente associado ao seu CPF, que resulta no seu comportamento de pagamento e histórico no mercado de crédito.
As pontuações e regras gerais
De maneira geral, aqueles que possuem até 300 pontos no score de crédito oferecem alto risco de inadimplência nos próximos 12 meses. Entre 300 e 700, o risco é médio. Entre 700 e 1000 o risco é baixo, ou seja, você está enquadrado na condição de bom pagador.
Assim, quanto melhor pagador você for, mais alto será o seu score de crédito. É através dessa pontuação que os bancos terão mais confiança na sua capacidade de honrar os compromissos e você terá mais facilidade de conseguir o crédito.
O score e o financiamento imobiliário
Agora você já sabe que o seu score influencia, sim, o financiamento imobiliário. Portanto, se você apresenta um histórico de crédito negativo, é bem provável que o seu pedido de financiamento seja reprovado.
Vale ressaltar ainda que o cruzamento de dados é determinante para que as instituições bancárias determinem a porcentagem máxima que a sua renda pode ser comprometida. Geralmente, essa porcentagem gira em torno de 20% a 30%.
Agora, se você tiver um histórico de crédito positivo, além de obter a aprovação mais rápida, você também terá acesso a taxas menores e percentual de financiamento maior (variando entre "80% e 90%").
Relacionamento com os bancos
O seu relacionamento com os bancos também é um quesito importante na hora da concessão do crédito. Ter uma conta bancária, produtos contratados, cartões de crédito, títulos de capitalização e outros serviços contam positivamente na hora da liberação do crédito imobiliário, podendo, inclusive, reduzir a taxa de juros.
Como saber meu score?
Para descobrir seu score de crédito, basta acessar o site do Serasa ou do Consumidor Positivo. O acesso é feito através do CPF e senha.
Para acessar o site e descobrir seu score, clique abaixo!